Nova moda no Brasil, o carvão ativado para os dentes divide opiniões

Você já deve ter visto as propagandas no YouTube ou Facebook: diversos influenciadores e famosos afirmam que o carvão ativado é capaz de clarear os dentes e não faz nenhum mal à saúde. Contudo, enquanto muitos dentistas concordam com essas celebridades, outros acreditam que o pó preto pode desgastar o esmalte e levar a problemas como a sensibilidade e as cáries. Afinal, o carvão ativado é seguro ou não para os dentes?


Descobrir o clareamento dental por carvão ativado foi uma grata surpresa para a nossa equipe. Afinal, após checarmos várias técnicas para emagrecer rápido ou combater a oleosidade da pele, acabamos criando uma desconfiança saudável em relação às alternativas de saúde popularizadas no ambiente virtual.

Felizmente, o clareamento dental por carvão ativado realmente funciona: apuramos todas as informações e verificamos que, sim, essa técnica é segura e eficiente. Se quiser saber como um pó preto é capaz de deixar seus dentes brancos, confira o resto da matéria!

Índice:

É verdade! O carvão ativado para os dentes é seguro e eficaz

Apesar do gosto duvidoso de algumas propagandas e do receio de alguns profissionais da odontologia, especialmente aqui no Brasil, há estudos que comprovam a segurança e a eficiência do carvão ativado para os dentes. Entretanto, há um porém.

Acontece que nem todos os temores do público e dos dentistas são infundados: para que um dentifrício à base de carvão ativado seja mesmo seguro e eficiente, ele precisa ser fabricado de maneira correta. Isso quer dizer que não é todo carvão que é seguro para os seus dentes e pode ser utilizado na escovação.

Nossa equipe entrou em contato com algumas das empresas que vendem esse produto no Brasil e apenas uma fez questão de compartilhar as pesquisas e os dados sobre o processo de fabricação do seu dentifrício.

A marca Carvvo, da qual falaremos mais adiante no post, destaca-se por seu embasamento científico e pela preocupação com a segurança dos consumidores.

Como eu sei que posso usar um dentifrício à base de carvão ativado?

Segundo o Dr. Steven Lin, dentista e autor do livro The Dental Diet (“A Dieta Dental”), o importante antes de utilizar um dentifrício à base de carvão ativado é descobrir o seu índice de abrasividade. Qualquer produto de higiene dental precisa conter ingredientes abrasivos, pois eles são os responsáveis pelo polimento do esmalte.

Todavia, é necessário que os abrasivos adicionados a dentifrícios não sejam tão potentes, pois, caso contrário, eles podem promover um desgaste do esmalte, fragilizando a estrutura dentária. Para estabelecer os limites de segurança para dentifrícios em relação à sua abrasividade, as agências reguladoras criaram um parâmetro chamado RDA

O RDA é uma escala que indica o quanto um produto é abrasivo em relação à dentina. Quanto maior o RDA de um material, maior é sua chance de desgastar a superfície do dente. Isso significa que dentifrícios com valores muito altos de RDA podem ser perigosos para a sua saúde bucal.

Por isso, para saber se você pode ou não utilizar um dentifrício à base de carvão ativado, verifique se o valor de RDA indicado pelo fabricante é no mínimo inferior a 200 (de preferência, inferior a 100). Por via das dúvidas, sempre faça um exame do seu pó de carvão ativado antes de escovar seus dentes com ele.

Comparativo dos índices de RDA. Reprodução: Carvvo

Conferindo a qualidade do seu carvão ativado

Os parâmetros de engenharia aceitos na comunidade científica indicam que, quanto maior for o grão de um material, maior será a sua abrasividade. Um estudo conduzido pela Universidade de Geociências da China confirma que grãos grandes tendem a desgastar mais uma superfície do que grãos pequenos.

Portanto, quanto mais fino for o grão do carvão ativado, mais seguro ele será para os seus dentes. Antes de realizar a escovação, confira estes 3 pontos:

  1. O fabricante disponibiliza o valor de RDA do dentifrício?
  2. O produto possui registro na ANVISA?
  3. O pó de carvão ativado é fino e tem uma textura macia?

Caso o seu dentifrício atenda aos 3 requisitos listados, pode usá-lo sem medo: o carvão ativado bem preparado é, sim, seguro para os seus dentes.

Sugestão de marca: Carvvo

Uma marca cujo dentifrício atende a todos os 3 critérios que citamos acima é a Carvvo. Seu dentifrício é o Primeiro Clareador Dental 100% Natural do Brasil e já há estudos que comprovam sua segurança e eficiência.

Além disso, diversos consumidores deixaram testemunhos positivos no portal da empresa e elogiaram seu atendimento no Reclame Aqui. O teste de abrasividade do Carvvo, que comprova seu RDA de 92, encontra-se disponível neste link.

A marca possui também uma política de 100% de reembolso: caso o cliente não sinta que atingiu os resultados desejados, seu investimento será completamente ressarcido.

O dentifrício Carvvo está à venda somente no site oficial www.carvvo.com.br.